sábado, 4 de agosto de 2018

Nonateando...

Foi há muito tempo...

Eu ainda morava no Rio de Janeiro quando entrei em contato com o trabalho de Nonato Luiz. 

Eu ainda estava a procura da minha identidade musical e Nonato Luiz era tudo o que eu queria ser: Um violonista verdadeiro que fazia música brasileira de raiz e de verdade através de uma linguagem simples e consistente. 

Como estudioso metódico, parti à procura das suas partituras e consegui com um amigo vários manuscritos com suas obras. Uma delas me chamou a atenção: O "Choro acadêmico". Gostava tanto desta música que tempos depois resolvi fazer um arranjo para violão solo e disponibilizei meu site para download. Foi desta forma que Nonato Luiz, com a sua gentileza habitual, entrou em contato comigo, e nos tornamos amigos para sempre.

Em Lisboa, no contexto do ano Brasil/Portugal, tive o privilégio de assistir na primeira fila o concerto de Nonato Luiz. Me impressionou a simplicidade, o virtuosismo e principalmente, a alegria com que ele toca violão... Depois do concerto, o nosso amigo comum, Alan Romero, me apresentou pessoalmente mestre Nonato Luiz. Selamos nossa amizade com um forte abraço!

Tempos depois, Nonato Luiz me enviou dois CDs e ainda um DVD, gravado ao vivo no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, em comemoração dos seus 35 anos de carreira.

Na perspectiva de encontrá-lo em Fortaleza em Agosto de 2015, pesquisei e ouvi várias de suas gravações de forma a entender sua linguagem musical e o resultado é este: Uma música que se utiliza da linguagem modal, característico do Nordeste Brasileiro, com citações do "Choro acadêmico", que foi a música que me aproximou de Nonato Luiz tempos atrás.

Obrigado, Nonato Luiz. Fica esta homenagem ao teu talento e à nossa amizade. E até breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Glauco Viana